Caminhos da Cruz de Ferro - Estação de Paranapiacaba
Em tupi-guarani “lugar de onde se avista o mar”, Paranapiacaba pertence ao município de Santo André, no ABC Paulista, e é cercada pela Mata Atlântica, onde é possível, de fato, ver o mar da baixada santista — desde que a característica neblina da Serra do Mar não baixe e encubra sua bela vista. A história da vila está intimamente ligada à construção da linha e da estação ferroviária.
A primeira estação de Paranapiacaba, chamada de estação do Alto da Serra, foi inaugurada pela São Paulo Railway em 1867. No ano de 1898, foi erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio (réplica do Big Ben) fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina, tão comum nessa região serrana. Em Paranapiacaba também ficaram trabalhadores que atuavam na construção civil, quando a vila foi formada. Mais tarde, muitos deles se tornaram ferroviários, fazendo do lugar, um pedaço da Inglaterra “perdida” nos trópicos.
A Estação de Paranapiacaba é um dos cenários presentes no meu novo livro "Cruz de Ferro", que será publicado em breve pela Editora @m.inimalismos.
#livrocruzdeferro
Comentários
Postar um comentário