A COBRA VAI FUMAR!


Apesar de ter sido um mero coadjuvante na Segunda Guerra Mundial, a participação do Brasil no conflito não foi tão pequena como muitos imaginam. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviou cerca de 25 mil soldados aos campos de batalha na Itália.


Conhecidos como pracinhas, diminutivo de praça ou soldado raso, os combatentes tupiniquins chegaram à Itália em julho de 1944 e lá permaneceram por cerca de 11 meses, onde ajudaram os Estados Unidos a derrotar os nazistas que ainda ocupavam parcialmente o país.


Até o embarque, grande parte da imprensa nacional duvidava da capacidade da participação brasileira no conflito. Diziam que “seria mais fácil uma cobra fumar do que a FEB embarcar”. Justamente por isso, o símbolo da FEB era uma cobra fumando um cachimbo. E, após saírem vitoriosos, se dizia que “a cobra fumou”. Por isso, até hoje, quando queremos fazer referência a algo impactante que está para acontecer, dizemos: “a cobra vai fumar”!


O confronto entre as tropas brasileiras e os nazistas na Itália é um dos eventos presentes no meu novo livro "Sol Negro", que será publicado pela Editora Dialética em breve.


#livrosolnegro

#editoradialetica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista "Jornal da Orla"

REPORTAGEM DO DIÁRIO DO LITORAL