Caminhos da Cruz de Ferro - Museu Judaico

 


   O Templo Beth-El foi construído por iniciativa da Comunidade Israelita Ashkenazim que representava a elite da comunidade judaica paulistana na década de 1920. A edificação trata-se de uma construção heptagonal, sua fachada é emoldurada por duas torres laterais e o domo bizantino com uma suave curvatura. Seu interior é estruturado com pilares e arcos formando um polígono que sustenta as galerias. 

   Em 2004, o Beth-El passou, em comodato, suas instalações para o Museu Judaico de São Paulo. São mais de dois mil itens catalogados no museu, trazidos nas malas dos imigrantes: são talheres vindos de um campo de concentração, objetos de culto religioso e uso cotidiano, mais de 20 mil livros, 100 mil fotos, 400 depoimentos de História Oral, um milhão de documentos, periódicos e diversos outros registros que falam sobre os imigrantes, as instituições, a cultura e a contribuição judaica à sociedade brasileira.


   O Museu Judaico de São Paulo é um dos cenários presentes no meu novo livro "Cruz de Ferro", que será publicado em breve pela Editora @m.inimalismos.


#livrocruzdeferro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista "Jornal da Orla"

O Tesouro de Algarve