A Cruz de Ferro


A cruz de ferro foi inicialmente concedida em 10 de março de 1813, em Breslau, na Polônia, durante as guerras de libertação contra Napoleão. A sua inspiração foi a cruz dos Cavaleiros Teutônicos, que moveram cruzadas contra os pagãos do Mar Báltico. Em julho de 1870, o Rei Guilherme I autorizou novas concessões durante a guerra franco-prussiana, mas esta honraria começou a ficar popular, de fato, quando foi restituída em agosto de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, pelo Imperador Guilherme II.


Durante a Primeira Guerra Mundial, estima-se que foram distribuídas, aproximadamente, quatro milhões dessas medalhas. Adolf Hitler é um dos mais conhecidos receptores da cruz de ferro, talvez por isso, em setembro de 1939, Hitler restituiu por decreto a Ordem da Cruz de Ferro. 


Estima-se que durante a Segunda Guerra tenham sido distribuídas outras cinco milhões de medalhas, entretanto, ao final do conflito, o uso de símbolos nazistas foi proibido por lei, incluindo, portanto, a cruz de ferro com a suástica, que a essa altura, já estava mais do que associada ao regime eugenista.


A Cruz de Ferro está no centro da trama do meu novo Romance que será publicado em breve pela Editora @m.inimalismos.


#livrocruzdeferro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista "Jornal da Orla"

Sinopse "Cruz de Ferro"

ENTREVISTA NA WEB TV SUA PRAIA