CONSCIÊNCIA HUMANA OU CONSCIÊNCIA NEGRA

 



Sou branco...e pobre! De origem humilde, fui criado em um bairro de periferia, sempre estudei em escola pública, comecei a trabalhar ainda na adolescência e quando prestei o vestibular, percebi o abismo que existia entre eu e os demais concorrentes que estudaram nas melhores instituições que o dinheiro poderia pagar. Isso quer dizer, então, que o fato de ser branco nunca me trouxe nenhum privilégio, certo? Errado! Enfrentei todas essas dificuldades, pois vivo em um país onde a desigualdade social é estrutural e atinge diversas camadas da sociedade. Entretanto, nunca fui desqualificado pela cor da minha pele ou rebaixado pela minha etnia e nunca fui parado pela polícia ou corri risco de morte devido as minhas características físicas. E, isso, é um enorme privilégio! Qual é o percentual de pobres brancos e pobres negros no Brasil? Quantos negros e quantos brancos são assassinados? Quantos negros e quantos brancos são presos? Qual é a média de escolarização de negros e brancos? Qual é a média salarial e a taxa de desemprego entre negros e brancos? Pesquise e compare! Não é que a luta contra o racismo pode ser praticada pelos brancos, ela é de responsabilidade dos brancos! Pois quem pratica a discriminação, não é o discriminado (pelo menos não na maioria dos casos). E o primeiro passo para tratar essa doença é reconhecer a sua existência, pois quem desqualifica a importância da consciência negra, jamais desenvolverá consciência humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A COBRA VAI FUMAR!

O Tesouro de Algarve na TV Tribuna

Entrevista "Jornal da Orla"